cintilografia ossea para Leigos



Fase tardia: Sãeste imagens de corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeção venosa, é possível, em casos selecionados, ser necessária a aquisição de imagens mais tardias.

Por vezes, as cé especialmentelulas cancerosas rompem este tumor original e viajam pelo corpo, e migram de modo a outras partes do corpo, incluindo os ossos. Isso Têm a possibilidade de acontecer atravé especialmentes do sistema linfático ou sanguíneo. Este nome dessa migraçãeste é metástase.

Este osso é este local mais comum do câncer de mama secundário (metástase óssea). ESTES ossos Muito mais afetados são a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braçeste. Quem tem câncer do mama secundário pelo osso pode deter variados sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem muito natural e os sintomas podem vir a ser controlados, portanto a importância por tomar os exames tais como a cintilografia óssea para investigaçãeste e estadiamento.

Mesmo a radiaçãeste a ser baixa, mulheres gravidas, com suspeita do gravidez ou amamentando não devem criar a cintilografia. Pelo resultado entregue ao paciente para ser levado ao especialista qual solicitou o exame é apontado onde estãeste ESTES possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar o procedimento.

Outro fator a ser considerado é este tipo do fratura. ESTES pacientes submetidos à fixação usando HIB, em tua maioria (quatro), tinham fraturas do tipo II de Winquist (), enquanto aqueles em qual se realizou a fixaçãeste utilizando PP, em tua totalidade, sofreram fraturas do tipo IV. A indicaçãeste da fixaçãeste com HIB é produzida preferencialmente nas fraturas do menor grau por cominuiçãeste e naquelas Ainda mais cominuídas a PP é Ainda mais indicada. As fraturas do Genero II apresentam cominuição por -% do osso. O Genero, por deter superfície óssea fraturada menor que as dos MODELOS III e IV, deve apresentar menor grau do remodelação no local da fratura. Do fato, o paciente utilizando HIB que sofreu fratura do Género IV apresentou remodelação óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelação discreta (tabela, gráfico ). Apesar do a fixação com HIB ser o tratamento de escolha de modo a as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviço, ele é mais Adequado nas fraturas utilizando menor grau de cominuição, de que apresentariam remodelaçãeste em menor grau. Este fato do a fixaçãeste usando HIB permitir menor grau por mobilidade Destes fragmentos ósseos e este fato por essas fraturas serem menos cominuíDE do qual aquelas fixadas usando PP poderiam explicar o menor grau do remodelação pelo local da fratura. A avaliação da consolidação óssea através radiografia É possibilitado a ser difícil em alguns pacientes devido à extensa FORMATOçãeste do calo ósseo () e MANEIRAção por pseudartrose hipertrófica. A TC permite melhor avaliação do calo ósseo, contudo a presença do material do síntese dificulta a interpretação do exame. A TC foi realizada apenas nos pacientes que retiraram a fixação. A cintilografia óssea trifásica parece ser método útil de modo a indicação da retirada do material de síntese nos pacientes utilizando fratura diafisária do fêmur. Se a fixação foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 7

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA PARA GUIAR A RETIRADA DE IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR seis Fraturas Tipo II-III D M A Fraturas Genero IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. tipos por fraturas fragmentos, sua fixaçãeste estável por té especialmentecnica atraumática e mobilização articular precoce (). A reduçãeste anatômica Destes fragmentos Pode vir a trazer certos inconvenientes, tais como seqüela vascular e dificuldade por movimentaçãeste da articulação próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (9). Em termos biomecânicos, os métodos do fixação biológicos sãeste suficientemente fixa jazepararpermanecequedaveis e fornecem ao osso habilidade de suportar carga desprovido impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese com HIB é considerada atualmente o mé especialmentetodo do eleiçãeste de modo a este procedimento das fraturas diafisárias do fêmur (,), pois os fragmentos sãeste fixados por modo Muito mais fisiológico, ou seja, confere maior estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua própria vascularizaçãeste, isento eliminar este hematoma da fratura, o qual promove a MANEIRAçãeste mais precoce do calo ósseo. Isto é claramente demonstrado pela cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade de captação do traçador nos pacientes submetidos a nosso Genero de tratamento (tabela ). Apenas 6,7% Destes pacientes submetidos à fixação usando HIB apresentaram aumento moderado da remodelação óssea no local da fratura e os demais, somente aumento discreto (gráfico ). A PP experimente estes é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau do mobilidade, de que leva à hipertrofia este calo ósseo (), o que têm a oportunidade de ser a explicaçãeste de modo a este aumento do captação óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos os pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelaçãeste foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes usando HIB foram Muito mais discretas e ocorreram em um menor número de pacientes em comparaçãeste utilizando os submetidos à PP, indicando que o calo ósseo pelo primeiro mfoitodo do fixação estava sofrendo menor movimentaçãeste de que não a por compressãeste, permitindo, por isso, excelente consolidação do local da fratura (gráfico ).

A graduação foi produzida atravfois da comparação utilizando o lado oposto, sendo a captaçãeste considerada discreta quando unicamente ligeiramente maior qual a do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes utilizando seguimento elevado do que 3 anos foram submetidos à retirada do material de síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material por síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas usando o grau do captação pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes de que analisaram a morfologia e a formaçãeste do calo ósseo (figuras D e D). RESULTADOS Em 6 pacientes utilizando HIB, as fases por fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral nãeste fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se discretamente aumentada pelo local da fratura em cinco pacientes (oito,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste com PP, a fase do fluxo foi normal em todos. A fase de equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes usando PP, com discreto aumento da remodelação pelo local da fratura em um (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelaçãeste óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação do HIB há mais tempo (,9 anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, com fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente usando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Basicamente consiste na injeçãeste na veia de radiotraçador ósseo (difosfonados) qual permite o rastreamento do esqueleto saiba como 1 todo.

Em quatro pacientes (dois usando HIB e dois usando PP) este material do fixação foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes com HIB (n os veja mais informações e 6) a TC evidenciou MANEIRAção do calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou mal discreta remodelaçãeste óssea pelo local da fratura (figura ). Nos 2 pacientes tratados utilizando PP a TC mostrou FORMATOçãeste por 1 calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos dois ESTILOS do material do síntese HIB DISCUSSÃO As fraturas diafisárias do fêmur são, geralmente, secundárias a traumatismos de Enorme energia (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliação cintilográfica dessas fraturas é rara na literatura (seis,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes de modo a avaliaçãeste e seguimento desses pacientes, tais tais como a vascularização e remodelação óssea do local da fratura (oito). Este procedimento proposto através AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a reduçãeste anatômica Destes 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março,

 Se você é diagnosticado usando câncer, as metástases ósseas podem, às vezes ser encontradas antes por pregar quaisquer sintomas. Seu mfoidico poderá solicitar exames como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou nãeste) do metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes É possibilitado a mostrar pontos do metástase óssea de que ainda não estão provocando qualquer sintoma.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da Muito mais alta tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge o mesmo nível tecnológico das melhores instituições do país e do mundo em sua especialidade.

Sim. ESTES riscos são mínimos e relacionados mal a probabilidade do reaçãeste adversa a medicamentos (contendo reaçãeste alfoirgica), a ser o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reaçãeste mais verificada, nãeste se observando nenhuma reaçãeste grave que necessite do hospitalizaçãeste ou de que cause sequela de modo a saúde.

Fase por equilíbrio: Este paciente continua posicionado na câmara de cintilação e são feitas imagens por Ainda mais 10 minutos.

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às propriedades fisiológicas desses órgãESTES ou ao mecanismo de formação da doença. Uma vez qual os elementos radioativos cheguem aos órgãESTES de interesse, as radiações emitidas a partir deles são identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens de que possam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame é um produto de seu medicamento específico que é preparado ou encomendado para o dia do procedimento. Os variados exames estãeste listados abaixo:

A cintilografia óssea é utilizada para realizar diagnósticos de doenças ósseas e de modo a analisar a gravidade dessas doenças.

A cintilografia óssea permite a detecção precoce de qualquer condição qual aumente o metabolismo Destes ossos, dentre os quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *